U-507 - O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial

 

Entre os dias 15 e 17 de agosto de 1942, o submarino alemão U-507 torpedeou cinco navios brasileiros na costa nordestina, entre Sergipe e Bahia. O Brasil, que até então se declarava neutro, mas sem constrangimento colaborava com o esforço de guerra norte-americano, de repente viu-se obrigado a abandonar a sua cômoda posição de país não-beligerante. Diante da revolta da população, que saiu às ruas em protesto, depredando estabelecimentos comerciais pertencentes a imigrantes alemães, italianos e japoneses, o presidente Getúlio Vargas declarou guerra ao Eixo poucos dias depois. A partir de entrevistas com sobreviventes e de uma extensa pesquisa bibliográfica realizadas ao longo de três anos, o livro reconstrói aqueles dias sangrentos, mostrando o drama dos mais de 600 brasileiros mortos nos afundamentos dos mercantes Baependy, Araraquara, Aníbal Benévolo, Itagiba e Arará. Náufragos devorados por tubarões, sobreviventes vagando por mais de dois dias sem água ou comida e a menininha que sobreviveu ao afundamento do Itagiba boiando por horas dentro de uma caixa de madeira vazia. Todas essas histórias são contadas em detalhes em U-507 – O Submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra, o relato mais completo já publicado sobre esta importante página da história brasileira, repleta de dor, sofrimento, indignação e, sobretudo, heroísmo.

 

 

  • O autor
  • Comentários sobre o livro
  • Informações do livro
Marcelo Monteiro é formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1996, com mais de 19 anos de carreira como jornalista. Começou em 1993, como editor de esportes do jornal A Razão. No currículo, inclui passagens e colaborações em veículos como Zero Hora, Gazeta Mercantil, Placar, Diário Catarinense, Fut!, Brasil Sustentável, Diário de S.Paulo e Correio Braziliense.
"A Segunda Guerra Mundial foi documentada como nenhuma outra na História. Foi estudada e re-estudada através dos anos, registrada em ensaios e ficções, lembrada e minuciosamente revivida em memórias e depoimentos. E, mesmo assim, ainda restam detalhes não examinados, bastidores a serem explorados e fatos obscuros a serem esclarecidos, de uma guerra da qual se imaginava saber tudo. Este livro fascinante aborda episódios da Segunda Guerra Mundial, envolvendo especificamente o Brasil, que, se não foram exatamente esquecidos, nunca receberam a atenção que mereciam. Parte do seu fascínio vem da capacidade do autor de contar a história verdadeira como um bom “thriller”, concentrando-se no drama humano das vítimas e dos sobreviventes da agressão alemã, quando o Brasil ainda não se decidira a entrar no conflito. Incrivelmente, ainda há muito a ser revelado sobre uma guerra que terminou há quase 70 anos. Nossa sorte é que existem pesquisadores como o Marcelo Monteiro, disposto a lançar luz sobre as sombras que ficaram para trás, as histórias que ainda faltavam contar". - Luis Fernando Verissimo
Título: U-507 - O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial
Autor: Marcelo Monteiro
Formato: 16X23 cm
Capa: Supremo 250g 4X0 cor, com orelhas de 8 cm
Miolo: 4x0 cor, Pólen 80
Acabamento e encadernação: Colado e costurado
Páginas: 350
ISBN: 978-85-8013-121-5