Novidades do Blog da Schoba:
O prazer de ler

Para ser escritor, como muito já disse aqui neste blog, não basta apenas escrever. Antes de ser escritor é necessário ser leitor, um bom leitor! Mas como ser um bom leitor? Ouço muito por aí que precisamos ler livros clássicos, de histórias e autores que tiveram peso na literatura. Não discordo de maneira alguma dessa ideia. É obrigação de todos ter contato com tais obras. Mas acredito que não é por elas que se deve estimular a leitura de alguém que não tem o costume de ler.

Na minha mera opinião, os jovens ou os iniciantes na arte da leitura devem ser estimulados a ler o que gostam, o que lhes causa interesse, pois não é difícil um adolescente de 14 anos, por exemplo, simplesmente criar certa aversão por livros após ter sido obrigado a ler Dom Casmurro – um maravilhoso clássico nacional, de um autor excepcional, que simplesmente, neste caso, deixou de ser compreendido por seu leitor, que talvez não tivesse maturidade ou repertório suficiente para digeri-lo.

É fato, não gostamos do que não compreendemos e evitamos o que não gostamos!

Ler é muito mais do que cumprir obrigações, é sentir prazer a cada parágrafo, a cada nova página. E ler também é uma caminhada. Precisamos buscar o tipo de leitura que nos agrada e, aos poucos, começar uma incessante busca por novos gêneros, novos estilos, enfim. Só a partir do momento que tomamos gosto pelo que estamos fazendo, não existem palavras desconhecidas ou estilos que não possamos compreender e ser capazes de apreciar.

Como disse Alberto Mussa nos 30 mandamentos para ser leitor, escritor e crítico, nunca leia por hábito ou obrigação: um livro não é uma escova de dentes. Leia por vício, leia por dependência química. A literatura é a possibilidade de viver vidas múltiplas, em algumas horas. E tem até finalidades práticas: amplia a compreensão do mundo, permite a aquisição de conhecimentos objetivos, aprimora a capacidade de expressão, reduz os batimentos cardíacos, diminui a ansiedade, aumenta a libido. E é essencialmente lúdica, como devem ser as coisas que nos dão prazer.

Por isso, se ler te dá prazer, parabéns! Você é um leitor.

A leitura precisa ser estimulada da forma correta, lembrando que está em nós também a capacidade de buscarmos e partilharmos este estímulo.

E fica aqui a minha dica: pratique o prazer de ler.



  1. Simone Fernandes on Thursday 4, 2011

    Quando não estou lendo estou escrevendo…para escrever preciso ler o que eu escrevo…É uma roda…Um vício delicioso. Beijos amigos.