Novidades do Blog da Schoba:
O peso da diagramação na publicação

Série: Conheça a Schoba

Continuando com a série Conheça a Schoba, e agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens da auto publicação, da tiragem sob demanda e a importância do atendimento no processo de publicação, chegou a hora de você – autor, leitor e internauta – saber um pouco mais sobre a importância da revisão e da diagramação da obra.

Após o atendimento com o esclarecimento de todas as dúvidas, e assim que o autor opta por fazer a sua publicação na Editora Schoba, a obra original chega até as nossas mãos e é encaminhada – sem exceção - até nossos revisores. A Schoba encaminha todos os originais para a revisão – inclusive os que já foram submetidos anteriormente ao processo pelo próprio autor – com o objetivo de aperfeiçoar o material ao máximo possível, de forma que se adeque as exigências do mercado editorial.

Só após a revisão é que a obra entra em contato com a equipe de diagramação, que é a responsável por organizar as imagens, ilustrações, gráficos e o texto da obra – desenvolvendo a apresentação e a distribuição da parte escrita em programas especializados, aplicando o tipo de letra e o design adequada à obra em todas as páginas do livro. Letras grandes ou pequenas? Serifadas? Negrito ou itálico? Tudo depende. Assim como no processo de criação da capa, a diagramação do conteúdo deve ser feita minunciosamente, respeitando o estilo do texto e contando com todo o profissionalismo da equipe que domina técnicas e conhece as normas e as necessidades de cada autor, adequando o livro que está nascendo às exigências e expectativas do leitor, de forma a garantir uma leitura fluida e confortável.

A frente da equipe de diagramação da Editora Schoba, Júnia Noronha nos conta um pouco mais sobre este departamento e sobre esta etapa no processo de publicação de um livro:


Júnia Noronha

“Diagramar um livro é tornar possível a vida das palavras fazendo com que elas ganhem uma forma única na composição da obra, sendo seu objetivo principal transformá-las em um meio de transporte confortável para o leitor com seu destino direto ao mundo da imaginação.”


.

Continue acompanhando os  posts Conheça a Schoba. Em breve mais novidades para você.



  1. O que achou do post? Que tal escrever um comentário?